Coordenador : Viviana Lorena Vargas Grajales
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388655.2199.374346.24022023
Departamento/Setor: GGM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, superior, ensino técnico e tecnológico incluindo deficientes visuais. Público da comunidade em geral com ênfase na inclusão de deficientes visuais.
Local de atuação: Laboratório de Ensino de Geometria-LEG do Instituto de Matemática e Estatística. Sala 503. Bloco H. Campus Gragoatá. Niterói.
Objetivo
1.5.3- OBJETIVOS 1.5.3.1 Geráis Criação de artefatos e instrumentos didáticos para um museu interativo itinerante do Laboratório de Ensino de Geometria-LEG do Instituto de Matemática e Estatística, apropriados para deficientes visuais. Este tipo de museu visa à divulgação da Educação Matemática, à democratização da Matemática e à Educação Inclusiva. 1.5.3.2 Específicos Fase 1 - Reelaborar os artefatos e instrumentos didáticos existentes no acervo do LEG, com vistas à sua itinerância, robustez e emprego com deficientes visuais. Adaptar os artefatos existentes a condições de resistência ao manuseio e portabilidade para serem utilizados em situações de mostras itinerantes. Fase 2 - Desenvolver, adquirir, fabricar artefatos e instrumentos didáticos (cartazes, blocos de apresentação, cadernos de atividades etc.) para o ensino e divulgação de Matemática em atividades apropriadas para a itinerância de um museu interativo e deficientes visuais. Fase 3 - Apresentar mostras completas do museu interativo durante a agenda acadêmica. Fase 4 - Apresentar mostras completas do museu interativo em eventos de divulgação científica na UFF, em escolas públicas, privadas ou outras instituições (tem duas parcerias externas próximas a ser concretizadas). Cronograma do desenvolvimento dos objetivos Fase 1: Abril a Julho Fase 2: Abril a Agosto Fase 3 e 4: Setembro a Dezembro 1.5.3.3 Objetivos a longo prazo Criar um ambiente para exposição permanente no LEG.
Resumo
As atividades são predominantemente realizadas no Laboratório de Ensino de Geometria-LEG, no IME/UFF. O projeto tem como objetivo o ensino e divulgação de conhecimentos matemáticos em um museu interativo, através da elaboração de artefatos e atividades didáticas que sejam apropriados para pessoas com deficiência visual.